Curso Online Fotógrafas Latino-Americanas | Narrativas e Fabulações Imagéticas
Fotógrafas latino-americanas: narrativas e fabulações imagéticas


Horário e local
Data e horário a serem definidos
Aulas Online
Sobre o evento
Fotógrafas latino-americanas: narrativas e fabulações imagéticas
Doutora Yara Schreiber Dines, Pós Doutora em Fotografia ECA USP, Antropóloga e Historiadora, Autora, Curadora, Professora Convidada da Unesp Araraquara, Pesquisadora Associada do Grupo de Antropologia Contemporânea – GEPAC/Unesp Araquara, Professora da Pós-Graduação do Centro Universitário Belas Artes, Membro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia Brasileira. Escreve na revista L´ Oeil de la Photographie.
Maíra C. Gamarra é curadora, editora, educadora e fundadora do Mira Latina, espaço dedicado à fotografia latino-americana. Com mais de 17 anos de experiência, atua na gestão de projetos culturais e artísticos, na curadoria de exposições, festivais e eventos, além de desenvolver programas educativos. Sua prática se orienta por uma perspectiva anticolonial, dedicada a afirmar a potência crítica das imagens produzidas desde o sul global. Integra o Conselho Consultivo do POY Latam e a Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil.
Objeto:
Urge apresentar e se dar a conhecer o celeiro fotográfico de fotógrafas latino americanas. O curso aborda mulheres fotógrafas, referências desta linguagem na América Latina, no século XX e no contemporâneo, buscando apresentar um panorama da produção dessas artistas, a partir do recorte de gênero.
Objetivo:
A intenção do curso é expor a fértil agência de mulheres fotógrafas na América Latina por meio de um percurso, no tempo e no espaço. Procura-se apresentar feminismos não eurocêntricos. A proposta é destacar cada um desses olhares de acordo com a sua individualidade e particularidade, ressaltando a diversidade da linguagem imagética e amplo leque de recortes visuais destas artistas - do documental, do fotojornalismo, da antropologia visual, do retrato e autorretrato à fotografia híbrida e contaminada - para que se difunda e se faça presente mais profundamente o conhecimento do repertório fotográfico de gênero latinoamericano.
Metodologia:
Aulas dialógicas, com uma fundamentação através do enfoque da história da fotografia e do feminismo, utilizando-se da apresentação de imagens dos acervos das fotógrafas, a sua contextualização no período, comentários sobre a linguagem fotográfica e os olhares/repertório dos alunes. Apresentação de trabalhos em desenvolvimento pelos alunes, mobilizados pelo curso.
Carga horária:
10 aulas – 25 horas
2,5 horas/aula cada dia
Público-Alvo:
fotógrafes, antropóloges, historiadores, historiadores da arte, socióloges, artistas visuais, museóloges, agentes culturais, jornalistes, alunes de faculdade de fotografia, história, de história da arte, de ciências sociais, de museologia, de artes visuais e de jornalismo.



