Descrição
Narrativas Visuais e o Fotolivro com Eder Ribeiro
Objetivo:
Curso de metodologia e acompanhamento de projetos em fotografia com ênfase no desenvolvimento de uma publicação fotográfica (fotolivro/fanzine/livro de artista/outros), a partir de projetos fotográficos já existentes ou em andamento, considerando todas as suas etapas: definição do conceito inicial, desenvolvimento, pesquisa de dispositivos formais.
O curso se desenvolverá a partir de um processo de experimentação de meios e linguagens visuais e abordará os seguintes tópicos:
– o que é o fotolivro? referências e estado do fotolivro no Brasil e no mundo.
– conceitualização de um projeto de publicação.
– narrativas visuais na elaboração de um fotolivro
– processo de edição fotográfica
– maquete (boneco), como ferramenta na construção do fotolivro.
Sobre:
A fotografia e a imagem em movimento constituem o meio de referência principal para o desenvolvimento do projeto pessoal, mas o diálogo com outros meios e linguagens (literatura, instalação, imagens pré- existentes, artes gráficas, desenho) serão parte integrantes do processo de criação. Também serão abordados e desenvolvidos os conceitos de narrativa e edição em fotografia.
Um trabalho paralelo de pesquisa teórica relacionado ao projeto, incluindo a elaboração de texto de reflexão, será uma das ferramentas para o desenvolvimento do projeto prático. Essa pesquisa deverá situar o projeto individual dentro do contexto da fotografia contemporânea e das publicações, bem como indicar possíveis filiações e referências teóricas e práticas.
metodologia
O curso se organizará em seminários de discussão teórica, prática e metodológica. Eles serão a ocasião para analisar, através de discussão conjunta, algumas referências contemporâneas em fotografia e publicações, assim como a evolução dos projetos pessoais.
aula 1
introdução
objetivos, apresentação do grupo e metodologia de trabalho, referências de fotolivro, fanzine e outras publicações, bibliografia.
discussões sobre os projetos individuais (temáticas, meios). questões metodológicas relacionadas.
aula 2
narrativa visual e o fotolivro, conceitos e referências. Discussão sobre os projetos individuais.
fotolivro, edição, sequência, algumas referências. Primeira apresentação dos projetos individuais.
aula 3
suporte, materialidade e espacialidade da publicação, elaboração de maquete (boneco), como ferramenta na construção do fotolivro
aula 4
discussão sobre os projetos individuais, conceitos e referências. Apresentação protótipos participantes.
aula 5
Apresentação dos projetos, discussão em torno dos protótipos desenvolvidos. Estruturação das próximas etapas de continuidade do projeto, se necessário.
Objetivos esperados ao final do curso:
– desenvolvimento de um projeto fotográfico autoral.
– familiarização com o universo do fotolivro através de discussão dos conceitos, de referências e de textos correlatos.
– formação de repertório de referências ligadas ao fotolivro.
– desenvolvimento de uma narrativa visual em torno do projeto fotográfico com o objetivo de construir um projeto de publicação.
– apreensão dos processos de edição fotográfica.
– elaboração de um protótipo final de publicação (fotolivro, fanzine, etc)
Encontros: quinzenais
Duração: 2:30 h/encontro
Duração: 2 meses ( 5 encontros)
Eder Ribeiro
Curador e editor brasileiro, baseado em São Paulo, possui mestrado em Arquitetura (Ecole National Superièure d’Architecture Paris Malaquais) e Artes visuais/Fotografia (Université Paris 8). Tem como principais eixos de pesquisa, a fotografia vernacular/anônima, a fotografia contemporânea e o fotolivro. Colaborou com as galerias Le Douches la Galerie (Paris) e RocioSantaCruz (Barcelona), com a ABACT (Associção Brasileira de Arte Contemporânea) e com a Feira de publicações ArtsLibris, (Barcelona). Em 2017 criou o projeto esquina de pesquisa curatorial ( Fotografia e além– 2017, A ilusão da casa -2018), do qual foi curador e produtor.
Coordena dois Grupos de Estudos ligados à narrativa fotográfica e o fotolivro, na Casa Contemporânea em São Paulo e em Ribeirão Preto, além de ministrar curso de linguagem fotográfica e publicação na Escola Portfolio de Curitiba (PR). Produziu e fez a curadoria das exposições: foto-texto, When we left to the moon de Vitor Bossa (2020) e Identidades Vernaculares (2021), na Casa Contemporânea/São Paulo. Foi um dos coordenadores do Festival IMAGINÁRIA (2021), dedicado ao fotolivro e jurado do Prêmio Lovely 2022 do mesmo Festival. Atualmente se dedica à edição de fotolivros e livros de artista, prestando assessoria a diferentes artistas, através da alter edições, casa de edições independente. Foi o curador da exposição Cadernos de artista no Anexo Lona Galeria, em São Paulo, Identidades vernaculares na Casa Contemporânea e Territórios no Centro Cultural Correios/SP. Atualmente é o editor de fotolivros e livros de artista e coordena o Atelier Alter, espaço expositivo e de desenvolvimento de projetos ligados às publicações.